Wednesday, September 26, 2012

Tempestade atinge Boavista - Storm reaches Boavista


Fonte: http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article80533&ak=1


Boa Vista: Ponte Ribeira d’água cai e deixa populações isoladas26 Setembro 2012

A ponte de Ribeira d’Água, na Boa Vista, caiu na manhã desta quarta-feira, na sequência das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada na ilha. Com a estrada cortada, está impossibilitado o trânsito via terrestre de Sal Rei para o Aeroporto Internacional Aristides Pereira, Rabil e Estância de Baixo.


Boa Vista: Ponte  Ribeira d’água cai e deixa populações isoladas
A estrutura não resistiu à força das águas. Segundo informações chegadas à nossa redacção, choveu durante toda a madrugada, com trovoadas e relâmpagos. De manhã, enquanto muitas pessoas e viaturas aguardavam que a água baixasse para poderem atravessar, a ponte ruiu. Felizmente ninguém se encontrava em cima da infra-estrutura.
Até este momento não se consegue transitar via terrestre entre a cidade de Sal Rei, o Aeroporto e as localidades de Rabil, Estância de Baixo e Povoação Velha. A única alternativa é a estrada nova que liga a capital do município a Bofareira, pelo que moradores do Norte devem tomar esta via para fugir ao isolamento, mas o percurso fica duas vezes mais longo. Este diário digital apurou também que os habitantes de Rabil, Povoação Velha e Estância de Baixo também estão a tentar esta alternativa.
Os hotéis que ficam na zona de Chaves, bem como o Riu Touareg, em Lacacão, também estão isolados e tiveram problemas de funcionamento. É que muitos dos funcionários residem em Sal Rei, e não conseguiram entrar no turno desta manhã. O Asemanaonline apurou ainda que as direcções destas unidades hoteleiras estão a negociar o transporte dos seus trabalhadores através de uma empresa de catamarã, de forma a assegurar o serviço aos turistas.
Os voos domésticos para a Boa Vista foram todos cancelados, apurou este diário online. Os operadores de transportes de aluguer já estão a somar prejuízos, há dificuldades de escoamento de produtos e o acesso aos serviços de saúde é precário. Muitos alunos do Norte faltaram as aulas no Liceu que também encontra-se ilhado com problemas de acesso. A ilha está sem energia eléctrica desde a madrugada e em algumas zonas as comunicações via Internet e telefone fixo estão cortadas.
Neste momento encontra-se no terreno uma equipa técnica da Câmara Municipal a estudar alternativas de acesso Sal Rei/Aeroporto/Rabil. A autarquia vai reunir ainda hoje com empresas locais de forma a encontrar uma solução rápida para o problema de acesso. Entretanto, a chuva continua a cair na Boa Vista o que pode dificultar os trabalhos.
SF
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





















Bridge collapsed, phone and internet down, no water or electricity at some places, roads blocked, airport and camps isolated, flights cancelled... Crazy morning in Boavista, after a night of heavy rain, thunder and lightning.

Luckily, no one got hurt, as far as we know. Boa Esperança and Norte are reachable by phone, only Lacacao area (south of Boavista, including the RIU Touareg Hotel) still has no phone reception. 

By Giggling Gecko Adventures - Boa Vista, Cape Verde

To learn more about the tropical storms in the Atlantic Ocean, check the links below:

http://www.ouramazingplanet.com/3535-tropical-storm-nadine-not-dead.html

http://www.nasa.gov/mission_pages/hurricanes/archives/2012/h2012-nadine.html

And for more pictures, go to https://www.facebook.com/GigglingGeckos - Facebook page.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.